sexta-feira, setembro 04, 2009

A Revolução de Jesus: amar os inimigos

Esta é a maior revolução de todas! Assim é o Reino de Deus.

Textos sinóticos de Lucas e Mateus, na versão NVI, com os comentários originais da tradução movidos do rodapé para o texto para facilitar a leitura.

Lucas 6:27-36
Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereçalhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.
Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os 'pecadores' amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os 'pecadores' agem assim. E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os 'pecadores' emprestam a 'pecadores', esperando receber devolução integral. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles,
sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso.

Mateus 5:38-48
Vocês ouviram o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente' (Êx 21.24; Lv 24.20; Dt 19.21). Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha (a milha romana tinha cerca de 1.500 metros), vá com ele duas.
Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.
Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo (Lv 19.18) e odeie o seu inimigo'. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos (alguns manuscritos acrescentam abençoem os que os amaldiçoam, façam o bem aos que os odeiam) e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos (os publicanos eram coletores de impostos, malvistos pelo povo; também em 9.10,11; 10.3; 11.19; 18.17; 21.31 e 32) fazem isso! E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.

1 Comentários:

Blogger Demetrius Vasconcellos disse...

Oi Rolf! Não sei se tu se lembras de mim, mas gostaria de te dizer que achei interessante o teu blog. Fica na graça de Cristo. Demetrius

domingo, fevereiro 21, 2010 9:53:00 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial