sexta-feira, agosto 21, 2009

Moisés e a gripe A


Meu bom amigo Guilherme de Araújo escreveu no Twitter a seguinte frase:

Se Deus tivesse problema com ignorância teria ensinado física quantica pro Moisés, não acha?

Ele queria dizer que Deus não se importa tanto com o nosso conhecimento quanto com o nosso coração. Concordo plenamente.

Mas a frase me levou a viajar um pouco a respeito da lei Mosaica. Uma reflexão semelhante a aquele texto que circula na internet e que teria sido uma carta enviada a uma locutora de rádio fundamentalista nos Estados Unidos.

Bom, de fato Deus deu a Moisés revelações avançadissimas para a época. Sabemos hoje que aquelas regras de pureza eram boas práticas do ponto de vista higiênico. Moisés não sabia da existência dos microorganismos e a medicina era extremamente primitiva (estamos falando de milhares de anos atrás).

Então, nesse contexto, talvez a frase ficaria melhor assim: Se Deus tivesse problema com ignorância teria ensinado microbiologia pro Moisés, não acha?

Eram regras apropriadas para aquela época violenta. Elas proporcionavam ao povo a melhor qualidade de vida que poderiam ter.

Se no tempo de Moisés houvesse tambem uma pandemia de uma nova gripe e existisse alcool em gel, talvez ele tivesse sido incluído na Lei:

Lavarás tuas mãos com alcool em gel toda a vez que cumprimentares alguem de fora da tua casa, pois serás imundo.

Uma lei mais radical poderia ser:

Aquele que for pego tossindo e espirrando perto de outra pessoa sem o uso de máscara deve ser conduzido para fora do arraial e apedrejado até a morte.

Se houvesse algum grupo radical que promovesse sacrifícios humanos para acalmar a ira dos seus deuses e a sua religião exigisse o uso de roupas brancas semelhantes à dos médicos para simbolizar o seu comprometimento com os rituais, talvez houvesse uma lei do tipo:

Não usarás roupas brancas. Não te vestirás como um palmito. Isso é abominação para Deus.

Certamente haveria tambem um ritual de purificação:

Se alguem sentir dores no corpo, espirrar e o corpo esquentar, este deve ser removido do arraial. Ficara isolado por 10 dias, utilizando máscara.

Quem sabe até ficaria registrada a fórmula de algum medicamento natural para a purificação do imundo?

Séculos depois todos já estariam imunizados contra a gripe, porém os líderes religiosos continuariam a exigir a observância destas regras. Desobedecê-las seria um grave pecado contra Deus. Os médicos, por usarem branco por causa da profissão, são excluídos das denominações religiosas.

De repente apareceria alguem falando em amor e abraçando a todos sem usar o alcool em gel. Ele se torna amigo dos médicos, participando com eles de happy hours.

Os pastores se enfurecem contra essa heresia e lançam livros e DVDs para desmascarar a falsa doutrina que atribuem a alguma conspiração para o domínio mundial.

Será que seria assim?

Rolf Jesse Fürstenau

2 Comentários:

Blogger Brenda Fürstenau disse...

Muito bom,muito bom! Chego a conclusão que sempre haverão motivos para reclamações.

sábado, agosto 22, 2009 1:06:00 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Monsieur Rolf Fürstnau Jesse ne savait pas qui était aussi un poète.
Buddy félicitations.
salutations cordiales de Mario Leon

sábado, junho 26, 2010 2:56:00 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial