segunda-feira, janeiro 22, 2007

Obediência ao Chamado

Palavra que ministrei na quinta-feira, dia 18/01/2007, na Comunidade Vinde (www.comunidadevinde.com.br), em Canoas.

    Obediência ao Chamado à Guerra

    1 Samuel 15:1-23

    1Sa 15:1 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor.
    2
    Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ae subir ele do Egito.
    3
    Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.
    4
    Então Saul convocou o povo, e os contou em Telaim, duzentos mil homens de infantaria, e mais dez mil dos de Judá.
    5
    Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs uma emboscada no vale.
    6
    E disse Saul aos queneus: Ide, retirai-vos, saí do meio dos amalequitas, para que eu não vos destrua juntamente com eles; porque vós usastes de misericórdia com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Retiraram-se, pois, os queneus do meio dos amalequitas.
    7
    Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.
    8
    E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas, porém a todo o povo destruiu ao fio da espada.
    9
    Mas Saul e o povo pouparam a Agague, como também ao melhor das ovelhas, dos bois, e dos animais engordados, e aos cordeiros, e a tudo o que era bom, e não os quiseram destruir totalmente; porém a tudo o que era vil e desprezível destruíram totalmente.
    10
    Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
    11
    Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda.
    12
    E Samuel madrugou para encontrar-se com Saul pela manhã; e foi dito a Samuel: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si numa coluna e, voltando, passou e desceu a Gilgal.
    13
    Veio, pois, Samuel ter com Saul, e Saul lhe disse: Bendito sejas do Senhor; já cumpri a palavra do Senhor.
    14
    Então perguntou Samuel: Que quer dizer, pois, este balido de ovelhas que chega aos meus ouvidos, e o mugido de bois que ouço?
    15
    Ao que respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram, porque o povo guardou o melhor das ovelhas e dos bois, para os oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, destruímo-lo totalmente.
    16
    Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. Respondeu-lhe Saul: Fala.
    17
    Prosseguiu, pois, Samuel: Embora pequeno aos teus próprios olhos, porventura não foste feito o cabeça das tribos de Israel? O Senhor te ungiu rei sobre Israel;
    18
    e bem assim te enviou o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que sejam aniquilados.
    19
    Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que era mau aos olhos do Senhor?
    20
    Então respondeu Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou, e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e aos amalequitas destruí totalmente;
    21
    mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do anátema, para o sacrificar ao Senhor teu Deus em Gilgal.
    22
    Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros
    23
    Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.

Saul foi escolhido por Deus para ser rei e livrar Israel de seus inimigos, os amalequitas. Nós também fomos chamados para reinar (Ap 5:10 e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.) e também temos uma guerra, porém uma guerra espiritual.

Infelizmente, Saul foi fiel apenas em parte à sua missão.

Erro de Saul: Tolerância com o que agrada à carne

V9: Mas Saul e o povo pouparam a Agague, como também ao melhor das ovelhas, dos bois, e dos animais engordados, e aos cordeiros, e a tudo o que era bom, e não os quiseram destruir totalmente; porém a tudo o que era vil e desprezível destruíram totalmente.

Ele achou que poderia preservar aquilo que lhe agradava. O Senhor requer que nós busquemos a santificação plena.

Hábitos pecaminosos: fofocas, mentiras, hipocrisia, inveja

Relacionamentos em jugo desigual

A Bíblia nos alerta a não dar lugar ao diabo em nossas vidas.

Erro de Saul: Enganar-se a si mesmo de que esta fazendo a vontade de Deus

V 20. Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou, e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e aos amalequitas destruí totalmente;

Erro de Saul: Buscar justificativas

V 21. mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do anátema, para o sacrificar ao Senhor teu Deus em Gilgal.

Colocar a culpa em outros, nas circunstâncias. Assim como Adão colocou a culpa em Eva por ter pecado, Saul estava colocando a culpa no povo.

Samuel declara que agindo dessa forma, Saul estava cometendo pecado de feitiçaria diante de Deus. Ao desobedecer a Deus, Saul estava se entregando ao domínio de Satanás.

Ainda pior do que o reinado de Saul foi o reinado de Acabe, no tempo do profeta Elias.

1Rs 16:30 E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que o antecederam.
1Rs 16:31
E, como se fosse pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e foi e serviu a Baal, e o adorou;
1Rs 16:32
e levantou um altar a Baal na casa de Baal que ele edificara em Samária;
1Rs 16:33
também fez uma asera. De maneira que Acabe fez muito mais para provocar à ira o Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que o antecederam.

A contaminação espiritual foi total. Ao permitir e até incentivar o culto a Baal, Acabe trouxe profunda miséria ao povo. Chegou a tomar por esposa Jezabel, uma adoradora de Baal. Para combater todas essas abominações, Deus chamou Elias. Ele sozinho destruiu 450 profetas de Baal e foi reconhecido como profeta do Deus vivo.

Contaminação de Baal: idolatria

A adoração ao verdadeiro Deus foi confundida. Baal estava sendo colocado no lugar do Senhor.

I Reis 18:21 – Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.

O nome Jezabel significa “Baal é Senhor”. O desejo de Satanás é impedir que Deus seja glorificado. Ele gostaria de ser semelhante ao Altíssimo (Is 14:14).

Contaminação de Baal: prostituição

Seus seguidores praticavam prostituição como adoração no templo de Baal.

I Reis 14:24 - Havia também na terra prostitutos-cultuais; fizeram segundo todas as coisas abomináveis das nações que o SENHOR expulsara de diante dos filhos de Israel.

Contaminação de Baal: religiosidade vazia

A idolatria dessa religião exigia rituais que incluiam até mesmo a mutilação.

I Reis 18:26-28 - Tomaram o novilho que lhes fora dado, prepararam-no e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém não havia uma voz que respondesse; e, manquejando, se movimentavam ao redor do altar que tinham feito. Ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir e despertará. E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue.

Posicionamento de Elias

Elias confrontou os profetas, denunciando o engano que pregavam. Baal decepcionou, porém o Senhor respondeu e se manifestou diante de todo o povo.

I Reis 18:38-39 – Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!

O ministério de Elias trouxe restauração do culto à Deus. Ele não permitiu nem mesmo a sobrevivência dos falsos profetas no meio do povo.

I Reis 18:40 – Disse-lhes Elias: Lançai mão dos profetas de Baal, que nem um deles escape. Lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou.

O espírito de Jezabel atua ainda hoje.

Ap 2:20 Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificdas a ídolos;

Os mesmos demônios do tempo de Jezabel, Acabe e do culto à Baal ainda atuam hoje, trazendo idolatria, prostituição, religiosidade, violência, miséria.

Mas nós fomos chamados para vencer todo mal.

Ap 2:7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

A palavra no original para “vencer” é nikao, que significa subjugar, conquistar, obter a vitória. É um termo usado em atividades guerreiras.

2 Cor 10:4-5 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo;

Precisamos combater todo o engano demoníaco que se encotra em nossa sociedade.

As fortalezas de Satanás devem ser atacadas e vencidas, pois maior é aquele que esta em nós.

Ef 6:12 pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

O nosso inimigo tem cegado as mentes dos incrédulos, para que não conheçam o verdadeiro evangelho (2 Cor 4:4), mas a nós foi dada autoridade sobre todo poder maligno (Lc 10:19). A igreja primitiva venceu Diana, chamada de Artemis pelos gregos, e em Éfeso, aonde se situava o seu templo, se estabeleceu uma forte igreja (At 19).

Armas espirituais

Direção e discernimento do Espírito, oração, jejum, proclamação da Palavra

Ap 12:11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial