sábado, maio 21, 2005

agape e phileo

No Orkut, na comunidade Chavões Evangélicos, escrevi que a definição de "logos" e "rhema" que fazem na Igreja é um total absurdo. Gostaria agora de tocar em outro erro bastante popular. A respeito da palavra grega "agape".

Dizem que significa "amor de Deus", como sendo algo sempre puro, bom. Algo que só Deus pode dar. Essa definição é muito ouvida e lida hoje em dia...
No entanto, a palavra "agape" nem sempre é algo bom!

Exemplos de versiculos com "agape":

João 3:19 "E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram (agape) antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más."

João 12:43 "porque amaram (agape) mais a glória dos homens do que a glória de Deus."

2Pe 2:15 "os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou (agape) o prêmio da injustiça,"

2Tim 4:10 "pois Demas me abandonou, tendo amado (agape) o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia;"

Da mesma forma, as vezes se fala sobre "phileo" como sendo o "amor humano", em oposição ao que seria o amor de Deus. Essa é mais uma definição absurda, se ao menos conferirmos exemplos de versiculos em que essa palavra é usada:

João 5:20 "Porque o Pai ama (phileo) ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis."

João 16:27 "pois o Pai mesmo vos ama (phileo); visto que vós me amastes (phileo) e crestes que eu saí de Deus."

Ap 3:19 "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo (phileo): sê pois zeloso, e arrepende-te."

Este é com "philanthropia":

Tito 3:4 "Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens,"

Portanto, fica evidente que o que tem sido muitas vezes ensinado nem sempre é a verdade e a única maneira de nos guardarmos do erro é buscando a revelação de Deus nas Escrituras.

É bom destacar que o estudo exegético da Bíblia é importante (é fundamental), mas deve ser feito com meditação e oração (comunhão com Deus).

Na quinta-feira assistimos Star Wars Episódio 3 e na sexta-feira A Queda (que mostra os últimos dias de Hitler). Filmes excelentes!
Estou trabalhando no desenvolvimento de um site: www.vidlog.com.br

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi, agora visitarei frequentemente teu blogger, adicionei teu blogger no favoritos do meu browser, na pasta "Estudos".
Me identifico bastante com seus textos, são bastantes lúcidos, coerentes, enfim, sem fundamentalismo.
Admiro a informática, sou um amador, e pretendo estudar profundamente pra área.
Parabéns por tudo! por você, por Brandinha, por vocês! :)

sexta-feira, junho 03, 2005 10:23:00 PM  
Blogger Nuno Barreto disse...

Concordo absolutamente. O significado desses vocábulos foi completamente estrapolado.

sexta-feira, julho 01, 2005 1:15:00 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial